Agustín Matía Amor tem ampla experiência no setor da deficiência, tendo atuado anteriormente como diretor da DOWN Castilla y León e consultor social na Inter-Social S.L. Representa a Federação em instâncias como o CERMI e a FIADOWN, além de presidir a Comissão de Atenção Precoce e Desenvolvimento Infantil. Reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, recebeu a Cruz ao Mérito Educativo da Real Ordem de Alfonso X El Sabio e outras distinções internacionais.
ALEXANDRE GUIMARÃES SÓ DE CASTRO
Biólogo, doutor em Ecologia e pós-graduado em Educação e Neurociência.
Alexandre é biólogo, Doutor em Ecologia (UFRGS) e pós-graduado em Educação, Neurociência e Desenvolvimento Infantil (PUCRS). Consultor sênior em Adaptação às Mudanças Climáticas, atua com agências globais e governos. Professor desde 1998 em temas de Sustentabilidade (UFRGS/UNISINOS), é designer de processos pelo Art of Hosting e Fellow da Rede ASHOKA. Integra a Associação Pais em Movimento, desenvolvendo projetos alinhados aos ODS/ONU. Surfista e apaixonado pela natureza, vive em Florianópolis com família e abelhas nativas.
ALEX DUARTE
Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências e Educação. Fundador do Instituto Cromossomo 21.
Alex Duarte é comunicador, pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências e Educação. Fundador do Instituto Cromossomo 21, é autor de cinco livros e palestrante há mais de 15 anos sobre inclusão e diversidade. Já representou o Brasil na ONU (2024 e 2025) no Dia Internacional da Síndrome de Down e teve seu filme Cromossomo 21 premiado em Hollywood. Também criou o programa Expedição 21, método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual validado pela USP.
ÁLVARO DE SOUZA BORGES NETO
Autodefensor de Salvador/BA. Estudante de Educação física Esportista.
Álvaro de Souza Borges Neto é autodefensor de Salvador/BA. Estudante de Educação física Esportista. Faixa preta no Jiu-jitsu.
AMANDA AMARAL LOPES
Autodefensora Vitória da Conquista/BA.
Amanda Amaral Lopes trabalha como autodefensora em Vitória da Conquista/BA.
Bióloga e professora na pós-graduação na ENSP/Fiocruz
ANA CLAUDIA BRANDÃO
Médica especialista em pediatria e em alergia e imunopatologia pediátrica.
Ana Claudia é graduada em Medicina pela Santa Casa de São Paulo (1988) e especializada em Alergia e Imunologia Pediátricas pela FMUSP (1992). Trabalhou na Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança até 2011 e foi pediatra no Programa Einstein de 2003 a 2019. Atualmente, atende crianças com síndrome de Down no Hospital Albert Einstein e coordena estudos internacionais sobre a síndrome. É presidente do Núcleo de Estudo da Criança e do Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatria de São Paulo e membro do Comitê Técnico-Científico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
ANA CLÁUDIA MENDES DE FIGUEIREDO
Advogada, mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB.
Ana Claudia Mendes é Advogada, mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB.
Integrante do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial (CNJ) e idealizadora e co-fundadora da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
ANA LAURA PRATES
Psicanalista e Escritora. AME da Escola de Psicanálise, Pós doutora pela UERJ e Doutora pela USP.
Ana Laura Prates é psicanalista e Escritora. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Fórum de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa Corpo, Arte e Tecnologia. Pesquisadora do LABEURB-UNICAMP. Pós doutora pela UERJ e Doutora pela USP. Autora, dentre outros, de Feminilidade e experiência psicanalítica, Da fantasia de infância ao infantil na fantasia” e La letra de la carta al nudo. Coordenadora da coleção HERESIA LACANIANA da editora Larvatus Prodeo. Foi editora da Revista Stylus, Diretora da EPFCL-BRASIL. Colunista do Jornal GGN. Apresentadora do Ouvindo Vozes na TVGGN.
ANNA PAULA BAUMBLATT
Médica pediatra, mestre em saúde e tecnologia no espaço hospitalar.
Anna Paula Baumblatt é Médica pediatra e intensivista (CRM 5260276-9, RQE 44704/46383), mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (UFRJ). Atua no ambulatório de genética médica e coordena o AmbDown, ambulatório multidisciplinar de síndrome de Down, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Autora dos livros “Atenção à saúde da criança com síndrome de Down” e “Cuidados de Saúde na Síndrome de Down”. Atende em consultório particular no Rio de Janeiro, com foco em pediatria, síndrome de Down e condições complexas de saúde.
CAHUE ALONSO TALARICO
Coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD.
Cahue Alonso Talarico é mestre em Direito. Pós-graduado. Professor. Coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD. Diretor Jurídico da Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas. Advogado. Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ Santos. Membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/ SP. Membro da Comissão Nacional das Pessoas com Deficiência do Conselho Federal da OAB.
CARLA SALATI ALMEIDA GHIRELLO-PIRES
Fonoaudióloga, docente e pesquisadora em linguagem e inclusão.
Carla Salati Almeida Ghirello-Pires é Fonoaudióloga (PUC-Campinas), mestre em Psicologia (USP), doutora em Linguística/Neurolinguística (UNICAMP) e pós-doutora em Psicologia (UEM). Docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-graduação em Linguística (UESB). Coordena o Grupo Fala-Down (CNPq), pesquisando síndrome de Down e linguagem. Autora e organizadora de livros sobre inclusão e políticas públicas. Vice-presidente da Associação Conquista-Down, atua na formação, pesquisa e promoção de inclusão social.
CARLO LEPRI
Psicólogo e consultor – Itália.
Carlo fundou em Génova, Itália, com Enrico Montobbio, o “Centro de Estudos para a Integração Laboral de Pessoas com Deficiência” onde exerceu a sua atividade durante mais de trinta anos. Professor contratado no Departamento de Educação da Universidade de Génova. Dedica-se na Itália e no exterior a atividades de treinamento e consultoria sobre questões trabalhistas e inclusão social de pessoas com deficiência.
CLAUDIA REGINA MOREIRA PINTO
Coordenadora de projeto no Alana Foundation e Instituto Alana.
Claudia possui formação em Farmácia e Bioquímica pelas Faculdades Oswaldo Cruz e especializou-se em Ciências Biológicas com foco em Biologia Molecular, obtendo mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Universidade de Michigan. Com vasta experiência em Imunologia, destacou-se na validação de testes diagnósticos para doenças infecciosas. Trabalhou em colaboração com a UFRJ e o CDC em iniciativas para aprimorar laboratórios em Moçambique e realizar estudos de prevalência do HIV em Angola. Desenvolveu testes genéticos utilizando papel de filtro para coleta de amostras biológicas.
CLEUNICE BOHN DE LIMA
Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
Cleunice é Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
DAVID RODRIGUES
Presidente e fundador da Pró-Inclusão (2008-2021) / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”.
David é professor doutor de Educação Especial, lecionou em universidades portuguesas (Porto, Açores e Coimbra) e estrangeiras (Bélgica, Estados Unidos, Brasil e China). Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. Publicou 32 livros, dezenas de artigos em revistas. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação “União Latina” e em 2017 o “Distinguished International Leadership Award”. Integra o Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e é, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.
DÉBORA GOLDZVEIG
Idealizadora do Instituto Projeto Irmãos.
Débora é empreendedora social nas áreas de diversidade, arte, inclusão e inovação. Idealizadora do Instituto Projeto Irmãos, que desde 2014 acolhe irmãos de pessoas com deficiência e promove impacto social via arte e cultura. Gerente institucional do Instituto Serendipidade, membro da Em Pulso e coordenadora do LeCulam – Inclusão para Todos (Fisesp). Formada em Propaganda e Marketing pela Cásper Líbero, é também bailarina e pesquisadora do movimento.
EDNA MAIA
Pedagoga e psicopedagoga, com mais de 40 anos dedicados à educação inclusiva. Fundadora do Espaço Mosaico e da MAIA .
Edna Maia é pedagoga e psicopedagoga, com mais de 40 anos dedicados à educação inclusiva. Fundadora do Espaço Mosaico e da MAIA (Edtech de materiais didáticos acessíveis), atua na formação de educadores, consultoria pedagógica e emprego apoiado. Foi premiada pela FGV (2000) pelo programa de inclusão em Diadema/SP. Coordena o conselho editorial do Selo Singularidades (editora Larvatur Prodeo) e a Autodefensoria da Associações de Síndrome de Down (FBASD).
EDUARDO MORENO VIVOT
Assessor Médico da Asociação síndrome Down da República Argentina.
Eduardo é membro da Sociedade Argentina de Pediatria, assessor científico da Fundação Down21 Chile; assessor médico da Associação Argentina de Síndrome de Down (ASDRA). Membro do Comitê científico da Federação Ibero-americana de Síndrome de Down, membro do Comitê de Saúde da Associação Argentina de Síndrome de Down, assessor médico da Fundação Down Syndrome Chile, Coletivo Down Peru, Associação Uruguaia de Síndrome de Down, Fundação Down Guayaquil. Parte do Comitê médico da down España. – Tal como atende em consultório particular, Atendimento Pediátrico.
ÉRIKA CRISTINA PAVARINO
Doutora em genética pela UNESP e livre docente pela FAMERP.
Érika é professora Adjunta no Departamento de Biologia Molecular da FAMERP, leciona Genética, Genética Médica e Biologia Molecular nos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia. Orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FAMERP e chefe do Departamento de Biologia Molecular de 2023 a 2025. Lidera um grupo de pesquisa CNPq focado em Biomarcadores e Investigação Genético-Clínica, com destaque para Síndrome de Down e Genética e Câncer. Participa da Rede Buriti-SD. Trabalha também como geneticista no serviço de Genética do complexo FAMERP/FUNFARME.
ESTELA BROCHADO
Presidenta da FIADOWN.
Estela é Presidenta da FIADOWN, mãe de uma pessoa com síndrome de Down e psicopedagoga.
EUGÊNIA GONZAGA
Procuradora Regional Da República.
Eugênia Gonzaga é presidenta da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Procuradora Regional da República. Mestra em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo/SP. Autora do livro Direitos das Pessoas com Deficiência, pela WVA Editora, entre outras obras. Principais áreas de atuação: a) defesa dos direitos das pessoas com deficiência; e b) promoção de temas relacionados à justiça transicional (direito à verdade, à responsabilização e à memória no tocante aos crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar).
FÁBIO BERTAPELLI
Pesquisador em saúde e desenvolvimento de crianças com T21.
Fábio Bertapelli é doutor em Ciências/Saúde da Criança e do Adolescente (UNICAMP), com pós-doutorado na UNICAMP, University of Alabama at Birmingham e USP Ribeirão Preto. Foi pesquisador visitante na Wichita State University e assessor científico da FEAPAES-SP. Coordenou estudos de referência de crescimento para síndrome de Down e projetos sobre competência motora e qualidade de vida. Atualmente lidera o projeto Coorte de Nascimento T21 São Paulo, estudo longitudinal apoiado pela FAPESP e Instituto Jô Clemente.
FERNANDA HONORATO
Autodefensora do Rio de Janeiro. 1° Repórter com síndrome de Down Reconhecida pelo Rank Brasil
Fernanda Honorato é Autodefensora do Rio de Janeiro. 1° Repórter com síndrome de Down Reconhecida pelo Rank Brasil, Palestrante, Atriz na Companhia Teatro Novo – Peça “O Menino”, Atriz no Musical da Alegria Embaixadores da alegria, no Embaixadores da Alegria, Atriz na Peça: “Vamos fazer nós Mesmos”, no Festival de Teatro de Curitiba, Rainha de Bateria da Embaixadores da Alegria e Passista da Portela.
FLAVIA POPPE
Empreendedora social e especialista em políticas sociais e moradia independente.
Flavia Poppe é economista e empreendedora social, mestre em Planejamento Social pela London School of Economics. Com 30 anos de experiência em políticas sociais, foi consultora da ONU e do Banco Mundial em diversos países, desenvolvendo e avaliando projetos de saúde. Fundadora do Instituto JNG, criou a primeira moradia para vida independente do Brasil, em parceria com a Uliving, no Rio de Janeiro. É mãe de Camilo e de Nicolas, o “N” que inspira o trabalho do Instituto.
GABRIEL DELIBERALI LAZZARI
Autodefensor de Porto Alegre/ RS.
Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário IPA
Gabriel Deliberali Lazzari é autodefensor de Porto Alegre/ RS.Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário IPA. Assistente Adminitrativo na PUC/RS. Ator no filme “Colegas e o Herdeiro”
GABRIEL LOURENÇO SILVA CAMARGOS
Intérprete de Libras e palestrante, com experiência em RH e Comunicação.
Gabriel Lourenço Silva Camargos é intérprete de Libras. Graduado em Comunicação Assistiva/Tradução e Interpretação pela Faculdade UNINTESE de Santo Ângelo/RS. Cursou na UFV/ Campus Florestal o curso de Lingua Brasileira de Sinais (Libras) básico e o intermediário pelo(PRONATEC) em 2014 na modalidade presencial.Trabalhou como Auxiliar Administrativo na Contrutora MRV Engenharia de 2018 a 2022 e também como assistente de RH na CNH Industrial de 2023 a 2025.
Vem adquirindo experiência como palestrante e intérprete de libras em vários eventos.
GABRIELA ARANTES WAGNER
Pró Reitora Adjunta da Pró Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal de São Paulo.
Gabriela é pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura e Professora da UNIFESP, com atuação no Departamento de Medicina Preventiva e na Pós em Saúde Coletiva. Pós-doutora em Epidemiologia (USP), doutora em Ciências (Psiquiatria/USP), com aprimoramento em Toxicologia (UNICAMP) e graduação em Farmácia (PUC-Campinas). Vencedora como Jovem Pesquisadora no projeto da SENAD/Ministério da Justiça. Integra comitês científicos da Federação de Síndrome de Down e do Instituto Jô Clement.
GEÓRGIA BALTIERI BERGANTIN
Formada em RH atua na Bayer e defende os direitos das pessoas com deficiência.
Geórgia Baltieri Bergantin, 27 anos, nascida em Mogi das Cruzes (SP), é formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Mogi das Cruzes, onde também atuou profissionalmente por três anos. Tem síndrome de Down (T21) e desde a infância frequentou o ensino regular, com destaque para sua dedicação à inclusão educacional. Participou da Expedição 21, programa voltado à autonomia de pessoas com T21, e integra o grupo de autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, promovendo os direitos das pessoas com deficiência intelectual. Realiza acompanhamento psicopedagógico e participa de grupos de fortalecimento da autonomia no Espaço Mosaico (SP). Atualmente trabalha na Bayer Brasil.
GUIRLANDA MARIA MAIA DE CASTRO BENEVIDES
Coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre o Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência (NTPcD/CESIT/UNICAMP).
Guirlanda Maria é Coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre o Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência (NTPcD/CESIT/UNICAMP).
Doutora em Desenvolvimento Econômico na área da Economia Social e do Trabalho (CESIT/IE/UNICAMP/SP).
Especialista em Mercado de Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP.
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza./CE
Responsável pelo Programa de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Ministério do Trabalho em Campinas, de 2003 a 2014.
GUSTAVO DE SÁ SCHIAVO MATIAS
Doutor em ciências, atual Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente.
Gustavo é graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Santo Amaro (2015), Mestrado (2018) e Doutor (2021) em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Possui experiência nas áreas de Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa, Biologia Celular e Molecular e Biopolímeros. É autor de 26 artigos publicados em revistas internacionais e de um capítulo de livro. Atualmente, atua como Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente, com foco no gestão e governança de projetos relacionados à deficiência intelectual, doenças raras e transtorno do espectro autista (TEA).
HENRIQUE RODRIGUES BEZERRA
Autodefensor de Alagoas, historiador
Henrique Rodrigues Bezerra é Autodefensor de Alagoas, historiador.
JÉSSICA MENDES DE FIGUEIREDO
Trabalha na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Jéssica Trabalha na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDHC), é Conselheira Consultiva da Escola de Gente e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.
JOÃO VICENTE SCHOLZ RODRIGUES FIORENTINI
Fotógrafo, ator e palestrante; integrou Expedição 21 e Cromossomo 21.
João Vicente Scholz Rodrigues Fiorentini concluiu o Ensino Médio e fez ENEN.
É fotógrafo, participou da equipe de fotografo do fotógrafo Silas Abreu e fotógrafo Stil no Documentário Uma em Mil.
Tem o projeto de Exposição Fotográfica Forma e Cor.
Palestrante, usuário de Comunicação Alternativa.
Participei da Expedição 21 do diretor Alex Duarte, ator no documentário Expedição 21.
Ator coadjuvante no filme cromossomo 21.
Figurante no filme Colegas o Herdeiro do diretor Marcelo Galvão.
IRMA IGLESIAS ZUAZOLA
Diplomada em DUA e Visual Thinking, ferramentas para humanizar a educação (jul/2020).
Irma Iglesias Zuazola é diplomada em Design Universal para a Aprendizagem (DUA), Educação Inclusiva e Direitos Humanos e Deficiência. Formada como Preparadora Laboral para pessoas com deficiência. Possui mestrado em andamento em Estratégias Educativas com IA (2025) e curso em Sessões Virtuais Acessíveis. Coautora de método de leitura e matemática para estudantes com deficiência com o Ministério da Educação do Chile. Lidera iniciativas de alfabetização de pessoas com síndrome de Down e atua pela inclusão educacional e laboral no Chile. Atualmente cursa Psicopedagogia e é diplomada em Neurociências para a Educação.
JOSÉ EDUARDO LANUTTI
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e de cursos de Licenciatura, professor da UNESP.
José Eduardo Lanutti é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e de cursos de Licenciatura, professor da UNESP e coordenador do Núcleo de Estudos e Práticas Inclusivas (NEPI / Unesp) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED/Unicamp).
JOSEP RUF
Diretor da Fundação Catalã Síndrome de Down – Espanha.
Josep Ruf é diretor técnico da área de apoio à pessoa e à comunidade da Fundação Catalã Síndrome de Down. Coordenador da Rede Nacional de Vida Independente de DOWN ESPAÑA. Especialista em vida independente FIADOWN. Professor de educação social na Universidade de Barcelona e na Universidade Aberta da Catalunha.
LAÍS SILVEIRA COSTA
Pesquisadora da Fiocruz em saúde inclusiva e políticas públicas.
Laís Silveira Costa é doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e pesquisadora no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da instituição. Coordena especializações sobre cuidados à pessoa com deficiência e direitos humanos, integra o Comitê Fiocruz pela Inclusão e a Comissão de Diversidade da ENSP. Organizou a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde das Pessoas com Deficiência e lidera projetos participativos de pesquisa. Mãe e militante, atua contra o capacitismo e em prol da saúde inclusiva.
LAURA NEGRI
Autodefensora de Curitiba/PR e Pedagoga.
Laura Negri é Autodefensora de Curitiba/PR e Pedagoga.
LEIDE MAIA
Pós-graduação em Psicopedagogia (UniFai). Coordenadora do Espaço Mosaico e fundadora da MAIA.
Leide Maia, historiadora (USP), especializada em História da África (UFES), Pós-graduação em Psicopedagogia (UniFai). Coordenadora do Espaço Mosaico (São Paulo), e fundadora da MAIA (Edtech de materiais didáticos acessíveis). Consultora e Assessora Educacional, atua na área de formação de profissionais da educação e afins, com enfoque na área pedagógica na perspectiva da Educação Inclusiva. Coordena o grupo de Autodefensoria da Regional Sudeste da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).
LENIR SANTOS
Advogada, doutora em saúde pública pela Unicamp.
Lenir Santos é advogada, doutora em saúde pública pela Unicamp, professora da Unicamp, vice presidente da FSD e vice-presidente da Fiadown.
LUCIANA VIEGAS
Autista, Pedagoga, Mãe, Criadora do @umamaepretaautistafalando.
Luciana é presidente do Instituto Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI), Ativista de Direitos Humanos das pessoas com deficiência e D-30 Disability Impact List pela Diversability/2022.
DR. MARCELO ALTONA
Doutor em Ciencias Médicas pela FMUSP.
Dr. Marcelo Altona é Clinico Geral e Geriatra. Possui doutorado em Ciencias Médicas pela FMUSP. Médico coordenador do Grupo Médico Assistencial em Geriatria do Einstein Hospital Israelita. Membro do Grupo Medico assistencial da pessoa com deficiencia intelectual do Einstein hospital Israelita
MARCELO BEDUSCHI NAHAS
Trabalha no Sesi, na área de Saúde e se destaca nos esportes, principalmente a natação em piscinas e águas abertas.
Marcelo Beduschi Nahas trabalha no Sesi, na área de Saúde e Qualidade de Vida. Marcelo, se destaca nos esportes, principalmente a natação em piscinas e águas abertas. Participou de 10 edições dos Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina), e de competições das Special Olympics no Brasil e no exterior.
MÁRCIA DUARTE GALVANI
Professora e pesquisadora em Educação Especial, inclusão e autonomia escolar.
Márcia Duarte Galvani é Professora Associada do Departamento de Psicologia da UFSCar e atua no Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Líder do GEPEPD-UFSCar e coordenadora da área de Educação Especial no PIBID, é graduada e especialista em Educação Especial (UFSM), mestre e doutora em Educação Escolar (UNESP). Pesquisa síndrome de Down, autonomia, redes de apoio e inclusão escolar. Desde 2011, colabora com o Instituto Conviva Down em projeto de extensão sobre participação social em Araraquara/SP.
MARIA ANTÔNIA GOULART:
Diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac RJ.
Maria Antonia é diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac RJ. É bacharel em Direito pela UNB e fez mestrado em Saúde Coletiva pelo IFF/Fiocruz. Co-fundadora do Movimento Down e Fellow do Programa de Aprendizagem Criativa do MediaLab/MIT.
MARIA CLARA MACHADO ISRAEL
Assessora parlamentar, autodefensora e atriz com foco em inclusão.
Maria Clara Machado é assessora parlamentar, autodefensora e atriz com ampla atuação na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Possui experiência em órgãos como CLDF, TST e Câmara dos Deputados. Participou de eventos internacionais, como a Cúpula Global sobre Deficiência (Alemanha/2025) e o Congresso dos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (UnB/2025). Suplente de Relações Públicas da Associação DFDown (2024–2025). Atua como palestrante em congressos e fóruns de autodefensoria. Formação e experiência em teatro, cinema, informática, administração, artes plásticas e musicalização. Engajada em ações de advocacy e inclusão.
MARIA DE FÁTIMA JOAQUIM MINETTO
Psicóloga, Doutora com Estagio de Pós Doutoramento em Psicologia (UFSC).
Maria de Fátima é psicóloga e Doutora em Psicologia, Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial, com formação em Transtorno do Espectro Autista (CBI-USA). Professora Associada da UFPR, coordena o LAPEEDH/LABEBÊ e integra a equipe do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas desde 1997. Master Trainer do WHO Caregivers Skills Training no Brasil. Atua em desenvolvimento infantil, inclusão escolar, práticas parentais e intervenção precoce, e é autora de livros, como o intitulado “Biotecnologia do desenvolvimento na Síndrome de Down” e diversos artigos na área.
MARIA ISABEL AMANDO DE BARROS
Coordenadora do GT Natureza, Crianças e Adolescentes da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Maria Isabel Amando de Barros é engenheira florestal e mestre em Conservação pela ESALQ/USP. Cofundadora da Outward Bound Brasil, atuou na Fundação Florestal e, desde 2015, é especialista em infâncias e natureza no Instituto Alana. Desde 2019, coordena o GT Natureza, Crianças e Adolescentes da Sociedade Brasileira de Pediatria, promovendo ações e políticas que aproximam crianças e adolescentes da natureza e fortalecem o vínculo entre meio ambiente e desenvolvimento infantil saudável.
MARIA TERESA EGLER MANTOAN
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP/SP.
Maria Teresa é pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP/SP. Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP/SP. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED/ Faculdade de Educação da UNICAMP/SP. Oficial da Ordem Nacional da Educação, comenda recebida em reconhecimento por seus serviços na educação brasileira.
MARIANA ALVES
Mariana é uma jovem com Síndrome de Down apaixonada por atividades ao ar livre.
Mariana é uma jovem com Síndrome de Down apaixonada por atividades ao ar livre. Gosta de estar em contato com a natureza e expressar sua criatividade por meio da fotografia — registrando paisagens, pontos turísticos e momentos especiais com os amigos. Além das fotos, também pratica patinação, uma de suas atividades preferidas ao ar livre. Participa do painel “Síndrome de Down e os benefícios de estar ao ar livre”, compartilhando suas experiências e mostrando como o convívio com a natureza contribui para o bem-estar, a autonomia e a alegria no dia a dia.
MESSIAS GONÇALVES
Messias é diretor de relações institucionais da FBASD.
Messias Gonçalves é Tecnólogo em Controle Ambiental e graduando em Educação Física. Atua como Diretor de Relações Institucionais da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), além de ser Autodefensor e Tesoureiro da Autodefensoria da Região Nordeste. Promotor de Vendas na empresa Doce Mel, tem atuação destacada na promoção dos direitos das pessoas com síndrome de Down e na inclusão social. Integra diversos movimentos e organizações, como o grupo Expedicionário21, Ame Down, grupo Anima e a Rede Nacional de Autodefensoria do MEC. Representou a FBASD e o Brasil na 14ª Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down, em Genebra, Suíça.
MÓNICA CORTEZ AVILÉS
Formada em Letras pela UIS, é diretora executiva da Asdown Colombia desde 2008.
Mónica Cortez Avilés é formada em Letras pela Universidad Industrial de Santander, é diretora executiva da Asdown Colombia desde 2008. Atuou no Conselho Nacional de Deficiência, contribuindo para a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Especialista em educação inclusiva, capacidade legal e empoderamento de famílias, é fundadora da Rede Regional de Educação Inclusiva na América Latina, e membro da Inclusion International e RIADIS. Realizou pesquisas e campanhas sobre educação inclusiva e atua com agências como UNICEF, Banco Mundial e BID. Atualmente, coordena uma iniciativa da Education Cannot Wait e da International Disability Alliance na Colômbia.
ORESTES V. FORLENZA
Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Pesquisador no LIM27/Laboratório de Neurociências.
Orestes é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1989, com Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP (1990-1992). Mestre (1995) e o Doutor (2000) pelo Programa de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Psiquiatria Geriátrica pela Universidade de Londres (Institute of Psychiatry, Section of Old Age Psychiatry) (1996-1997). Em maio de 2010, obteve o título de Professor Livre Docente pela FMUSP. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, exercendo atividades de assistência, ensino e pesquisa com enfoque em Psiquiatria Geriátrica e Neurociências.
PEDRO LUCAS COSTA
Pessoa autista, doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
Pedro Lucas Costa é uma pessoa autista, doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Universidade Fernando Pessoa, Portugal, 2022) e especialista em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicologia da Educação, com licenciatura em Pedagogia (IESB, 2016). Pesquisa autismo, educação e desenvolvimento, combinando a Teoria Histórico-Cultural e Estudos Críticos sobre o Autismo, além de possuir diversos cursos de extensão em inclusão escolar, tecnologia assistiva e acessibilidade.
PEDRO PETRUCIO
Autodefensor de Niterói/RJ.
Pedro Petrucio é Autodefensor de Niterói/RJ. MBA em Políticas Públicas para PcD Produtor Audiovisual Guia de Turismo Promotor de Evento Autodefensor da FBASD. Ator Expedicionário.
PAULA CARDOSO
Graduação em Psicologia e Especialização em atendimento interdisciplinar na primeira infância.
Paula Cardoso é graduada em Psicologia (Universidade Paulista), com especialização em atendimento interdisciplinar na primeira infância (UNICAMP) e formação em Psicologia Fenomenológico-Existencial. Pós-graduanda em Psicologia em Saúde e Psicopatologia Fenomenológica (NUCAFE), atua como psicóloga na Fundação Síndrome de Down, apoiando inclusão e recolocação profissional de pessoas com deficiência intelectual, além de iniciativas de Moradia Independente. Seu trabalho combina cuidado psicológico e promoção da autonomia.
PEDRO BAIÃO
Produtor audiovisual e pioneiro em moradia independente no Rio.
Pedro Baião é produtor audiovisual e ator formado pelo Teatro Tablado, com experiência na TV Globo e teatro carioca. Pioneiro da moradia independente, morou no prédio da Uliving Rio de 2021 a 2024 e atualmente vive sozinho, aguardando a nova moradia JNG em 2025. Participa ativamente das reuniões e eventos do JNG, conciliando sua carreira artística com trabalho na recepção da academia Bodytech. Sua trajetória combina autonomia pessoal, engajamento social e dedicação às artes.
PRISCILLA MESQUITA DE ALMEIDA
Presidente da ONG INTEGRARTE e palestrante.
Priscila é Bacharel em Educação Física.
Professora de Pilates, Zumba, Dança e Movimento. Presidente da ONG INTEGRARTE Palestrante.
RAQUEL GONÇALVES
Autodefensora de São José/RS.
Raquel Gonçalves é Autodefensora de São José/RS e trabalha na Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – FEESC da Universidade Federal de Santa Catarina, como auxiliar administrativo na área financeira.
RENATA ANDRADE
Vice-presidente da FANEA e Diretora Técnica do Instituto Diversitas.
Renata Andrade é Vice-presidente da FANEA e Diretora Técnica do Instituto Diversitas. Inclusivista e especialista em Neurociência do Preconceito, Gestão Inclusiva e Tecnologia Assistiva. Há 30 anos atua como pesquisadora, professora e consultora em inclusão. Coordena o Centro de Pesquisa do Instituto Diversitas e o Observatório Brasileiro de Inclusão Laboral, promovendo práticas inclusivas e sustentáveis em empresas e instituições.
RENATO SOPHIA
Autodefensor da FBASD, atua na Vitória Down e palestrou na ONU e no Senado em 2025.
Renato Sophia Nunes Dias é Diretor de Relações Institucionais da Associação Vitória Down e Autodefensor Nacional da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Com ensino médio completo, atua há cinco anos como auxiliar de suporte administrativo na Empresa Brasil Center. Participa ativamente de iniciativas em prol da inclusão, como o grupo Expedição 21, a Companhia de Teatro T21 e a Rede Nacional de Autodefensoria do MEC. É brigadista eventual formado e palestrante engajado no combate ao capacitismo. Representou a FBASD em eventos de grande relevância, como a Sessão Especial no Senado Federal pelo Dia Internacional da Síndrome de Down (2024), a Conferência na ONU em Nova York (2025) e o World Creativity Day, em Vitória/ES, também em 2025.
ROSANE LOWENTHAL
Vice-diretora do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Rosane é professora adjunta no Departamento de Saúde Mental da mesma instituição e está envolvida em programas de pós-graduação em Ciências da Saúde. Com formação em Odontologia e especializações em Psiquiatria, Psicologia Médica e Educação em Saúde, ela tem um histórico robusto de contribuições para as áreas de saúde mental infantil, transtornos do espectro autista e educação inclusiva. Além de suas funções educacionais, ela atua como editora de revista acadêmica, consultora em inclusão e participou de grupos de trabalho sobre autismo. Seu papel em instituições como a Federação Brasileira de Síndrome de Down e conselhos de saúde destaca seu comprometimento com a pesquisa e políticas de saúde inclusivas.
SAMUEL DE CARVALHO SESTARO
Vice-presidente da FANEA e Diretora Técnica do Instituto Diversitas.
Samuel de Carvalho Sestaro é autodefensor de Santos/SP.
Formado em Design de Moda pela Universidade São Judas e com a formação técnica em Administração de Empresas pelo Senac em Santos, atua como palestrante, mestre de cerimônias, ator e modelo profissional.
SÔNIA M.R.SIMIONI
Dra. em Educação Especial, atua em inclusão e educação para pessoas com deficiência.
Sônia Simioni é doutora em Educação Especial (UFSCar), pós-doutora em Educação (USP/Ribeirão Preto), psicopedagoga e possui graduações em Pedagogia e Letras. Atua em políticas educacionais, flexibilização curricular e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual, incluindo síndrome de Down, da escolarização à adultidade e envelhecimento. Forma gestores, professores, familiares e equipes corporativas em inclusão, empoderamento e lei de cotas. É professora do Renafor na UFJ, Jataí/GO.
SONSOLES PERPIÑÁN GUERRAS
Psicóloga especialista em psicologia pedagógica e autismo infantil - Espanha.
Sonsoles é graduada em Psicologia. Especialista em deficiência, atenção precoce e inclusão educacional. Coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Precoces de Down Espanha. Ex-diretora da Equipe de Orientação Educacional e Psicopedagógica de Atenção Precoce de Ávila. Professora Honorário Colaborador do Ministério da Educação da Junta de Castela e Leão de Espanha. Professora em cursos de especialização para profissionais em diferentes universidades e centros de formação em Espanha e na América Latina, em matérias de Educação Infantil, Intervenção Familiar, Atenção Precoce e Inclusão Educacional. Autora de quatro livros: “Cuidados precoces e família”; “Saúde emocional na infância”; “Tenho um aluno com síndrome de Down” e “Tenho um aluno com TEA” da editora Narcea. Coautora de diversas publicações da Federação Estadual de Associações de Profissionais de Early Care e Down Care da Espanha.
SUSAN PEREIRA RIBEIRO
Pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Susan Pereira Ribeiro possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP (2000-2005), especialização em Imunologia dos transplantes (2005-2006 – FUNDAP-Incor), doutorado (2006-2010) e pós-doutorado (2010-2012) em Ciências pelo Programa de Alergia e Imunopatologia da FMUSP. Experiente na área de imunologia, com ênfase em concepção, produção e teste de imunógenos em modelos animais atuando principalmente em testes in vivo, ex vivo e in vitro, com cultura de células e avaliação de respostas imune antígeno-específicas. No início de sua vida acadêmica atuou com isolamento, purificação e síntese de compostos orgânicos, provenientes de insetos e artrópodes, com propriedades biológicas relevantes; também atuou durante sua especialização em análise proteômica bidimensional e expressão diferencial de proteínas no coração durante a fase aguda da infecção por T. cruzi.
TAYANNE GALENO
Coordenadora de Relações Governamentais no Instituto Alana.
Tayanne Galeno é coordenadora de Relações Governamentais no Instituto Alana, Especialista em Direito Constitucional pelo IDP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeuB, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília
TIAGO SILVA DA SILVA
Professor do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Tiago Silva Da Silva é Bacharel em Análise de Sistemas pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas), Mestre em Ciências da Computação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e Doutor em Ciências da Computação também pela PUCRS, tendo realizado o Doutorado-Sanduíche no ASE (Agile Surface Engineering) Lab na UofC (University of Calgary) no Canadá. Realizou Pós-Doutorado no ICMC/USP (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação / Universidade de São Paulo). Foi Professor do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP (Escola de Artes Ciência e Humanidades / Universidade de São Paulo. Foi pesquisador/professor visitante na University of Calgary de maio de 2018 à Junho de 2019.
ZAN MUSTACCHI
Médico geneticista e pediatra, considerado um dos maiores especialistas em síndrome de Down no Brasil. Atua em genética médica, síndrome de Down, aprendizagem e biologia.
Zan Mustacchi é médico Geneticista, Pediatra, Coordenador Responsável do Curso de Especialização/Capacitação em síndrome de Down (Trissomia 21) Pós-Graduação Lato-Sensu (CEPEC-SP – Centro Universitário Saúde ABC FMABC); Primeiro latino-americano a receber o Prêmio Científico do Dia Internacional da síndrome de Down – 21 de março de 2013 no World Down Syndrome Congress, Agosto/2015. Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência Personalidade do ano de 2017 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.
AGUSTÍN MATÍA AMOR
Diretor-geral da DOWN ESPANHA desde 2007.
Agustín Matía Amor tem ampla experiência no setor da deficiência, tendo atuado anteriormente como diretor da DOWN Castilla y León e consultor social na Inter-Social S.L. Representa a Federação em instâncias como o CERMI e a FIADOWN, além de presidir a Comissão de Atenção Precoce e Desenvolvimento Infantil. Reconhecido por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, recebeu a Cruz ao Mérito Educativo da Real Ordem de Alfonso X El Sabio e outras distinções internacionais.
ALEXANDRE GUIMARÃES SÓ DE CASTRO
Biólogo, doutor em Ecologia e pós-graduado em Educação e Neurociência.
Alexandre é biólogo, Doutor em Ecologia (UFRGS) e pós-graduado em Educação, Neurociência e Desenvolvimento Infantil (PUCRS). Consultor sênior em Adaptação às Mudanças Climáticas, atua com agências globais e governos. Professor desde 1998 em temas de Sustentabilidade (UFRGS/UNISINOS), é designer de processos pelo Art of Hosting e Fellow da Rede ASHOKA. Integra a Associação Pais em Movimento, desenvolvendo projetos alinhados aos ODS/ONU. Surfista e apaixonado pela natureza, vive em Florianópolis com família e abelhas nativas.
ALEX DUARTE
Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências e Educação. Fundador do Instituto Cromossomo 21.
Alex Duarte é comunicador, pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e especialista em Neurociências e Educação. Fundador do Instituto Cromossomo 21, é autor de cinco livros e palestrante há mais de 15 anos sobre inclusão e diversidade. Já representou o Brasil na ONU (2024 e 2025) no Dia Internacional da Síndrome de Down e teve seu filme Cromossomo 21 premiado em Hollywood. Também criou o programa Expedição 21, método de empoderamento para pessoas com deficiência intelectual validado pela USP.
ÁLVARO DE SOUZA BORGES NETO
Autodefensor de Salvador/BA. Estudante de Educação física Esportista.
Álvaro de Souza Borges Neto é autodefensor de Salvador/BA. Estudante de Educação física Esportista. Faixa preta no Jiu-jitsu.
AMANDA AMARAL LOPES
Autodefensora Vitória da Conquista/BA.
Amanda Amaral Lopes trabalha como autodefensora em Vitória da Conquista/BA.
Bióloga e professora na pós-graduação na ENSP/Fiocruz
ANA CLAUDIA BRANDÃO
Médica especialista em pediatria e em alergia e imunopatologia pediátrica.
Ana Claudia é graduada em Medicina pela Santa Casa de São Paulo (1988) e especializada em Alergia e Imunologia Pediátricas pela FMUSP (1992). Trabalhou na Unidade de Alergia e Imunologia do Instituto da Criança até 2011 e foi pediatra no Programa Einstein de 2003 a 2019. Atualmente, atende crianças com síndrome de Down no Hospital Albert Einstein e coordena estudos internacionais sobre a síndrome. É presidente do Núcleo de Estudo da Criança e do Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatria de São Paulo e membro do Comitê Técnico-Científico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
ANA CLÁUDIA MENDES DE FIGUEIREDO
Advogada, mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB.
Ana Claudia Mendes é Advogada, mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela UnB.
Integrante do Comitê dos Direitos de Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial (CNJ) e idealizadora e co-fundadora da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência
ANA LAURA PRATES
Psicanalista e Escritora. AME da Escola de Psicanálise, Pós doutora pela UERJ e Doutora pela USP.
Ana Laura Prates é psicanalista e Escritora. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano/Fórum de São Paulo, onde coordena a Rede de Pesquisa Corpo, Arte e Tecnologia. Pesquisadora do LABEURB-UNICAMP. Pós doutora pela UERJ e Doutora pela USP. Autora, dentre outros, de Feminilidade e experiência psicanalítica, Da fantasia de infância ao infantil na fantasia” e La letra de la carta al nudo. Coordenadora da coleção HERESIA LACANIANA da editora Larvatus Prodeo. Foi editora da Revista Stylus, Diretora da EPFCL-BRASIL. Colunista do Jornal GGN. Apresentadora do Ouvindo Vozes na TVGGN.
ANNA PAULA BAUMBLATT
Médica pediatra, mestre em saúde e tecnologia no espaço hospitalar.
Anna Paula Baumblatt é Médica pediatra e intensivista (CRM 5260276-9, RQE 44704/46383), mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (UFRJ). Atua no ambulatório de genética médica e coordena o AmbDown, ambulatório multidisciplinar de síndrome de Down, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ). Autora dos livros “Atenção à saúde da criança com síndrome de Down” e “Cuidados de Saúde na Síndrome de Down”. Atende em consultório particular no Rio de Janeiro, com foco em pediatria, síndrome de Down e condições complexas de saúde.
CAHUE ALONSO TALARICO
Coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down - FBASD.
Cahue Alonso Talarico é mestre em Direito. Pós-graduado. Professor. Coordenador do Comitê Jurídico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down – FBASD. Diretor Jurídico da Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas. Advogado. Presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/ Santos. Membro da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/ SP. Membro da Comissão Nacional das Pessoas com Deficiência do Conselho Federal da OAB.
CARLA SALATI ALMEIDA GHIRELLO-PIRES
Fonoaudióloga, docente e pesquisadora em linguagem e inclusão.
Carla Salati Almeida Ghirello-Pires é Fonoaudióloga (PUC-Campinas), mestre em Psicologia (USP), doutora em Linguística/Neurolinguística (UNICAMP) e pós-doutora em Psicologia (UEM). Docente do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários e do Programa de Pós-graduação em Linguística (UESB). Coordena o Grupo Fala-Down (CNPq), pesquisando síndrome de Down e linguagem. Autora e organizadora de livros sobre inclusão e políticas públicas. Vice-presidente da Associação Conquista-Down, atua na formação, pesquisa e promoção de inclusão social.
CARLO LEPRI
Psicólogo e consultor – Itália.
Carlo fundou em Génova, Itália, com Enrico Montobbio, o “Centro de Estudos para a Integração Laboral de Pessoas com Deficiência” onde exerceu a sua atividade durante mais de trinta anos. Professor contratado no Departamento de Educação da Universidade de Génova. Dedica-se na Itália e no exterior a atividades de treinamento e consultoria sobre questões trabalhistas e inclusão social de pessoas com deficiência.
CLAUDIA REGINA MOREIRA PINTO
Coordenadora de projeto no Alana Foundation e Instituto Alana.
Claudia possui formação em Farmácia e Bioquímica pelas Faculdades Oswaldo Cruz e especializou-se em Ciências Biológicas com foco em Biologia Molecular, obtendo mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Universidade de Michigan. Com vasta experiência em Imunologia, destacou-se na validação de testes diagnósticos para doenças infecciosas. Trabalhou em colaboração com a UFRJ e o CDC em iniciativas para aprimorar laboratórios em Moçambique e realizar estudos de prevalência do HIV em Angola. Desenvolveu testes genéticos utilizando papel de filtro para coleta de amostras biológicas.
CLEUNICE BOHN DE LIMA
Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
Cleunice é Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.
DAVID RODRIGUES
Presidente e fundador da Pró-Inclusão (2008-2021) / Associação Nacional de Docentes de Educação Especial e diretor da Revista “Educação Inclusiva”.
David é professor doutor de Educação Especial, lecionou em universidades portuguesas (Porto, Açores e Coimbra) e estrangeiras (Bélgica, Estados Unidos, Brasil e China). Trabalhou em projetos internacionais para a UNESCO, UNICEF e Handicap Internacional. Publicou 32 livros, dezenas de artigos em revistas. Recebeu em 2007 o Prémio de Investigação “União Latina” e em 2017 o “Distinguished International Leadership Award”. Integra o Conselho Consultivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e é, desde junho de 2015, Conselheiro Nacional de Educação.
DÉBORA GOLDZVEIG
Idealizadora do Instituto Projeto Irmãos.
Débora é empreendedora social nas áreas de diversidade, arte, inclusão e inovação. Idealizadora do Instituto Projeto Irmãos, que desde 2014 acolhe irmãos de pessoas com deficiência e promove impacto social via arte e cultura. Gerente institucional do Instituto Serendipidade, membro da Em Pulso e coordenadora do LeCulam – Inclusão para Todos (Fisesp). Formada em Propaganda e Marketing pela Cásper Líbero, é também bailarina e pesquisadora do movimento.
EDNA MAIA
Pedagoga e psicopedagoga, com mais de 40 anos dedicados à educação inclusiva. Fundadora do Espaço Mosaico e da MAIA .
Edna Maia é pedagoga e psicopedagoga, com mais de 40 anos dedicados à educação inclusiva. Fundadora do Espaço Mosaico e da MAIA (Edtech de materiais didáticos acessíveis), atua na formação de educadores, consultoria pedagógica e emprego apoiado. Foi premiada pela FGV (2000) pelo programa de inclusão em Diadema/SP. Coordena o conselho editorial do Selo Singularidades (editora Larvatur Prodeo) e a Autodefensoria da Associações de Síndrome de Down (FBASD).
EDUARDO MORENO VIVOT
Assessor Médico da Asociação síndrome Down da República Argentina.
Eduardo é membro da Sociedade Argentina de Pediatria, assessor científico da Fundação Down21 Chile; assessor médico da Associação Argentina de Síndrome de Down (ASDRA). Membro do Comitê científico da Federação Ibero-americana de Síndrome de Down, membro do Comitê de Saúde da Associação Argentina de Síndrome de Down, assessor médico da Fundação Down Syndrome Chile, Coletivo Down Peru, Associação Uruguaia de Síndrome de Down, Fundação Down Guayaquil. Parte do Comitê médico da down España. – Tal como atende em consultório particular, Atendimento Pediátrico.
ÉRIKA CRISTINA PAVARINO
Doutora em genética pela UNESP e livre docente pela FAMERP.
Érika é professora Adjunta no Departamento de Biologia Molecular da FAMERP, leciona Genética, Genética Médica e Biologia Molecular nos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia. Orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FAMERP e chefe do Departamento de Biologia Molecular de 2023 a 2025. Lidera um grupo de pesquisa CNPq focado em Biomarcadores e Investigação Genético-Clínica, com destaque para Síndrome de Down e Genética e Câncer. Participa da Rede Buriti-SD. Trabalha também como geneticista no serviço de Genética do complexo FAMERP/FUNFARME.
ESTELA BROCHADO
Presidenta da FIADOWN.
Estela é Presidenta da FIADOWN, mãe de uma pessoa com síndrome de Down e psicopedagoga.
EUGÊNIA GONZAGA
Procuradora Regional Da República.
Eugênia Gonzaga é presidenta da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Procuradora Regional da República. Mestra em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica em São Paulo/SP. Autora do livro Direitos das Pessoas com Deficiência, pela WVA Editora, entre outras obras. Principais áreas de atuação: a) defesa dos direitos das pessoas com deficiência; e b) promoção de temas relacionados à justiça transicional (direito à verdade, à responsabilização e à memória no tocante aos crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar).
FÁBIO BERTAPELLI
Pesquisador em saúde e desenvolvimento de crianças com T21.
Fábio Bertapelli é doutor em Ciências/Saúde da Criança e do Adolescente (UNICAMP), com pós-doutorado na UNICAMP, University of Alabama at Birmingham e USP Ribeirão Preto. Foi pesquisador visitante na Wichita State University e assessor científico da FEAPAES-SP. Coordenou estudos de referência de crescimento para síndrome de Down e projetos sobre competência motora e qualidade de vida. Atualmente lidera o projeto Coorte de Nascimento T21 São Paulo, estudo longitudinal apoiado pela FAPESP e Instituto Jô Clemente.
FERNANDA HONORATO
Autodefensora do Rio de Janeiro. 1° Repórter com síndrome de Down Reconhecida pelo Rank Brasil
Fernanda Honorato é Autodefensora do Rio de Janeiro. 1° Repórter com síndrome de Down Reconhecida pelo Rank Brasil, Palestrante, Atriz na Companhia Teatro Novo – Peça “O Menino”, Atriz no Musical da Alegria Embaixadores da alegria, no Embaixadores da Alegria, Atriz na Peça: “Vamos fazer nós Mesmos”, no Festival de Teatro de Curitiba, Rainha de Bateria da Embaixadores da Alegria e Passista da Portela.
FLAVIA POPPE
Empreendedora social e especialista em políticas sociais e moradia independente.
Flavia Poppe é economista e empreendedora social, mestre em Planejamento Social pela London School of Economics. Com 30 anos de experiência em políticas sociais, foi consultora da ONU e do Banco Mundial em diversos países, desenvolvendo e avaliando projetos de saúde. Fundadora do Instituto JNG, criou a primeira moradia para vida independente do Brasil, em parceria com a Uliving, no Rio de Janeiro. É mãe de Camilo e de Nicolas, o “N” que inspira o trabalho do Instituto.
GABRIEL DELIBERALI LAZZARI
Autodefensor de Porto Alegre/ RS.
Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário IPA
Gabriel Deliberali Lazzari é autodefensor de Porto Alegre/ RS.Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário IPA. Assistente Adminitrativo na PUC/RS. Ator no filme “Colegas e o Herdeiro”
GABRIEL LOURENÇO SILVA CAMARGOS
Intérprete de Libras e palestrante, com experiência em RH e Comunicação.
Gabriel Lourenço Silva Camargos é intérprete de Libras. Graduado em Comunicação Assistiva/Tradução e Interpretação pela Faculdade UNINTESE de Santo Ângelo/RS. Cursou na UFV/ Campus Florestal o curso de Lingua Brasileira de Sinais (Libras) básico e o intermediário pelo(PRONATEC) em 2014 na modalidade presencial.Trabalhou como Auxiliar Administrativo na Contrutora MRV Engenharia de 2018 a 2022 e também como assistente de RH na CNH Industrial de 2023 a 2025.
Vem adquirindo experiência como palestrante e intérprete de libras em vários eventos.
GABRIELA ARANTES WAGNER
Pró Reitora Adjunta da Pró Reitoria de Extensão e Cultura Universidade Federal de São Paulo.
Gabriela é pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura e Professora da UNIFESP, com atuação no Departamento de Medicina Preventiva e na Pós em Saúde Coletiva. Pós-doutora em Epidemiologia (USP), doutora em Ciências (Psiquiatria/USP), com aprimoramento em Toxicologia (UNICAMP) e graduação em Farmácia (PUC-Campinas). Vencedora como Jovem Pesquisadora no projeto da SENAD/Ministério da Justiça. Integra comitês científicos da Federação de Síndrome de Down e do Instituto Jô Clement.
GEÓRGIA BALTIERI BERGANTIN
Formada em RH atua na Bayer e defende os direitos das pessoas com deficiência.
Geórgia Baltieri Bergantin, 27 anos, nascida em Mogi das Cruzes (SP), é formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Mogi das Cruzes, onde também atuou profissionalmente por três anos. Tem síndrome de Down (T21) e desde a infância frequentou o ensino regular, com destaque para sua dedicação à inclusão educacional. Participou da Expedição 21, programa voltado à autonomia de pessoas com T21, e integra o grupo de autodefensores da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, promovendo os direitos das pessoas com deficiência intelectual. Realiza acompanhamento psicopedagógico e participa de grupos de fortalecimento da autonomia no Espaço Mosaico (SP). Atualmente trabalha na Bayer Brasil.
GUIRLANDA MARIA MAIA DE CASTRO BENEVIDES
Coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre o Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência (NTPcD/CESIT/UNICAMP).
Guirlanda Maria é Coordenadora do Núcleo de Pesquisas sobre o Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência (NTPcD/CESIT/UNICAMP).
Doutora em Desenvolvimento Econômico na área da Economia Social e do Trabalho (CESIT/IE/UNICAMP/SP).
Especialista em Mercado de Trabalho e Sindicalismo pela UNICAMP.
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza./CE
Responsável pelo Programa de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho no Ministério do Trabalho em Campinas, de 2003 a 2014.
GUSTAVO DE SÁ SCHIAVO MATIAS
Doutor em ciências, atual Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente.
Gustavo é graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade de Santo Amaro (2015), Mestrado (2018) e Doutor (2021) em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Possui experiência nas áreas de Engenharia de Tecidos, Medicina Regenerativa, Biologia Celular e Molecular e Biopolímeros. É autor de 26 artigos publicados em revistas internacionais e de um capítulo de livro. Atualmente, atua como Coordenador do Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação do Instituto Jô Clemente, com foco no gestão e governança de projetos relacionados à deficiência intelectual, doenças raras e transtorno do espectro autista (TEA).
HENRIQUE RODRIGUES BEZERRA
Autodefensor de Alagoas, historiador
Henrique Rodrigues Bezerra é Autodefensor de Alagoas, historiador.
JÉSSICA MENDES DE FIGUEIREDO
Trabalha na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Jéssica Trabalha na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDHC), é Conselheira Consultiva da Escola de Gente e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.
JOÃO VICENTE SCHOLZ RODRIGUES FIORENTINI
Fotógrafo, ator e palestrante; integrou Expedição 21 e Cromossomo 21.
João Vicente Scholz Rodrigues Fiorentini concluiu o Ensino Médio e fez ENEN.
É fotógrafo, participou da equipe de fotografo do fotógrafo Silas Abreu e fotógrafo Stil no Documentário Uma em Mil.
Tem o projeto de Exposição Fotográfica Forma e Cor.
Palestrante, usuário de Comunicação Alternativa.
Participei da Expedição 21 do diretor Alex Duarte, ator no documentário Expedição 21.
Ator coadjuvante no filme cromossomo 21.
Figurante no filme Colegas o Herdeiro do diretor Marcelo Galvão.
IRMA IGLESIAS ZUAZOLA
Diplomada em DUA e Visual Thinking, ferramentas para humanizar a educação (jul/2020).
Irma Iglesias Zuazola é diplomada em Design Universal para a Aprendizagem (DUA), Educação Inclusiva e Direitos Humanos e Deficiência. Formada como Preparadora Laboral para pessoas com deficiência. Possui mestrado em andamento em Estratégias Educativas com IA (2025) e curso em Sessões Virtuais Acessíveis. Coautora de método de leitura e matemática para estudantes com deficiência com o Ministério da Educação do Chile. Lidera iniciativas de alfabetização de pessoas com síndrome de Down e atua pela inclusão educacional e laboral no Chile. Atualmente cursa Psicopedagogia e é diplomada em Neurociências para a Educação.
JOSÉ EDUARDO LANUTTI
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e de cursos de Licenciatura, professor da UNESP.
José Eduardo Lanutti é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e de cursos de Licenciatura, professor da UNESP e coordenador do Núcleo de Estudos e Práticas Inclusivas (NEPI / Unesp) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED/Unicamp).
JOSEP RUF
Diretor da Fundação Catalã Síndrome de Down – Espanha.
Josep Ruf é diretor técnico da área de apoio à pessoa e à comunidade da Fundação Catalã Síndrome de Down. Coordenador da Rede Nacional de Vida Independente de DOWN ESPAÑA. Especialista em vida independente FIADOWN. Professor de educação social na Universidade de Barcelona e na Universidade Aberta da Catalunha.
LAÍS SILVEIRA COSTA
Pesquisadora da Fiocruz em saúde inclusiva e políticas públicas.
Laís Silveira Costa é doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz e pesquisadora no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da instituição. Coordena especializações sobre cuidados à pessoa com deficiência e direitos humanos, integra o Comitê Fiocruz pela Inclusão e a Comissão de Diversidade da ENSP. Organizou a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde das Pessoas com Deficiência e lidera projetos participativos de pesquisa. Mãe e militante, atua contra o capacitismo e em prol da saúde inclusiva.
LAURA NEGRI
Autodefensora de Curitiba/PR e Pedagoga.
Laura Negri é Autodefensora de Curitiba/PR e Pedagoga.
LEIDE MAIA
Pós-graduação em Psicopedagogia (UniFai). Coordenadora do Espaço Mosaico e fundadora da MAIA.
Leide Maia, historiadora (USP), especializada em História da África (UFES), Pós-graduação em Psicopedagogia (UniFai). Coordenadora do Espaço Mosaico (São Paulo), e fundadora da MAIA (Edtech de materiais didáticos acessíveis). Consultora e Assessora Educacional, atua na área de formação de profissionais da educação e afins, com enfoque na área pedagógica na perspectiva da Educação Inclusiva. Coordena o grupo de Autodefensoria da Regional Sudeste da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD).
LENIR SANTOS
Advogada, doutora em saúde pública pela Unicamp.
Lenir Santos é advogada, doutora em saúde pública pela Unicamp, professora da Unicamp, vice presidente da FSD e vice-presidente da Fiadown.
LUCIANA VIEGAS
Autista, Pedagoga, Mãe, Criadora do @umamaepretaautistafalando.
Luciana é presidente do Instituto Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI), Ativista de Direitos Humanos das pessoas com deficiência e D-30 Disability Impact List pela Diversability/2022.
DR. MARCELO ALTONA
Doutor em Ciencias Médicas pela FMUSP.
Dr. Marcelo Altona é Clinico Geral e Geriatra. Possui doutorado em Ciencias Médicas pela FMUSP. Médico coordenador do Grupo Médico Assistencial em Geriatria do Einstein Hospital Israelita. Membro do Grupo Medico assistencial da pessoa com deficiencia intelectual do Einstein hospital Israelita
MARCELO BEDUSCHI NAHAS
Trabalha no Sesi, na área de Saúde e se destaca nos esportes, principalmente a natação em piscinas e águas abertas.
Marcelo Beduschi Nahas trabalha no Sesi, na área de Saúde e Qualidade de Vida. Marcelo, se destaca nos esportes, principalmente a natação em piscinas e águas abertas. Participou de 10 edições dos Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina), e de competições das Special Olympics no Brasil e no exterior.
MÁRCIA DUARTE GALVANI
Professora e pesquisadora em Educação Especial, inclusão e autonomia escolar.
Márcia Duarte Galvani é Professora Associada do Departamento de Psicologia da UFSCar e atua no Programa de Pós-graduação em Educação Especial. Líder do GEPEPD-UFSCar e coordenadora da área de Educação Especial no PIBID, é graduada e especialista em Educação Especial (UFSM), mestre e doutora em Educação Escolar (UNESP). Pesquisa síndrome de Down, autonomia, redes de apoio e inclusão escolar. Desde 2011, colabora com o Instituto Conviva Down em projeto de extensão sobre participação social em Araraquara/SP.
MARIA ANTÔNIA GOULART:
Diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac RJ.
Maria Antonia é diretora do Centro de Referência em Educação Inclusiva Sesc Senac RJ. É bacharel em Direito pela UNB e fez mestrado em Saúde Coletiva pelo IFF/Fiocruz. Co-fundadora do Movimento Down e Fellow do Programa de Aprendizagem Criativa do MediaLab/MIT.
MARIA CLARA MACHADO ISRAEL
Assessora parlamentar, autodefensora e atriz com foco em inclusão.
Maria Clara Machado é assessora parlamentar, autodefensora e atriz com ampla atuação na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Possui experiência em órgãos como CLDF, TST e Câmara dos Deputados. Participou de eventos internacionais, como a Cúpula Global sobre Deficiência (Alemanha/2025) e o Congresso dos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (UnB/2025). Suplente de Relações Públicas da Associação DFDown (2024–2025). Atua como palestrante em congressos e fóruns de autodefensoria. Formação e experiência em teatro, cinema, informática, administração, artes plásticas e musicalização. Engajada em ações de advocacy e inclusão.
MARIA DE FÁTIMA JOAQUIM MINETTO
Psicóloga, Doutora com Estagio de Pós Doutoramento em Psicologia (UFSC).
Maria de Fátima é psicóloga e Doutora em Psicologia, Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial, com formação em Transtorno do Espectro Autista (CBI-USA). Professora Associada da UFPR, coordena o LAPEEDH/LABEBÊ e integra a equipe do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas desde 1997. Master Trainer do WHO Caregivers Skills Training no Brasil. Atua em desenvolvimento infantil, inclusão escolar, práticas parentais e intervenção precoce, e é autora de livros, como o intitulado “Biotecnologia do desenvolvimento na Síndrome de Down” e diversos artigos na área.
MARIA ISABEL AMANDO DE BARROS
Coordenadora do GT Natureza, Crianças e Adolescentes da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Maria Isabel Amando de Barros é engenheira florestal e mestre em Conservação pela ESALQ/USP. Cofundadora da Outward Bound Brasil, atuou na Fundação Florestal e, desde 2015, é especialista em infâncias e natureza no Instituto Alana. Desde 2019, coordena o GT Natureza, Crianças e Adolescentes da Sociedade Brasileira de Pediatria, promovendo ações e políticas que aproximam crianças e adolescentes da natureza e fortalecem o vínculo entre meio ambiente e desenvolvimento infantil saudável.
MARIA TERESA EGLER MANTOAN
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP/SP.
Maria Teresa é pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP/SP. Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP/SP. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED/ Faculdade de Educação da UNICAMP/SP. Oficial da Ordem Nacional da Educação, comenda recebida em reconhecimento por seus serviços na educação brasileira.
MARIANA ALVES
Mariana é uma jovem com Síndrome de Down apaixonada por atividades ao ar livre.
Mariana é uma jovem com Síndrome de Down apaixonada por atividades ao ar livre. Gosta de estar em contato com a natureza e expressar sua criatividade por meio da fotografia — registrando paisagens, pontos turísticos e momentos especiais com os amigos. Além das fotos, também pratica patinação, uma de suas atividades preferidas ao ar livre. Participa do painel “Síndrome de Down e os benefícios de estar ao ar livre”, compartilhando suas experiências e mostrando como o convívio com a natureza contribui para o bem-estar, a autonomia e a alegria no dia a dia.
MESSIAS GONÇALVES
Messias é diretor de relações institucionais da FBASD.
Messias Gonçalves é Tecnólogo em Controle Ambiental e graduando em Educação Física. Atua como Diretor de Relações Institucionais da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), além de ser Autodefensor e Tesoureiro da Autodefensoria da Região Nordeste. Promotor de Vendas na empresa Doce Mel, tem atuação destacada na promoção dos direitos das pessoas com síndrome de Down e na inclusão social. Integra diversos movimentos e organizações, como o grupo Expedicionário21, Ame Down, grupo Anima e a Rede Nacional de Autodefensoria do MEC. Representou a FBASD e o Brasil na 14ª Conferência do Dia Mundial da Síndrome de Down, em Genebra, Suíça.
MÓNICA CORTEZ AVILÉS
Formada em Letras pela UIS, é diretora executiva da Asdown Colombia desde 2008.
Mónica Cortez Avilés é formada em Letras pela Universidad Industrial de Santander, é diretora executiva da Asdown Colombia desde 2008. Atuou no Conselho Nacional de Deficiência, contribuindo para a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Especialista em educação inclusiva, capacidade legal e empoderamento de famílias, é fundadora da Rede Regional de Educação Inclusiva na América Latina, e membro da Inclusion International e RIADIS. Realizou pesquisas e campanhas sobre educação inclusiva e atua com agências como UNICEF, Banco Mundial e BID. Atualmente, coordena uma iniciativa da Education Cannot Wait e da International Disability Alliance na Colômbia.
ORESTES V. FORLENZA
Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Pesquisador no LIM27/Laboratório de Neurociências.
Orestes é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1989, com Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da FMUSP (1990-1992). Mestre (1995) e o Doutor (2000) pelo Programa de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Psiquiatria Geriátrica pela Universidade de Londres (Institute of Psychiatry, Section of Old Age Psychiatry) (1996-1997). Em maio de 2010, obteve o título de Professor Livre Docente pela FMUSP. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da FMUSP, exercendo atividades de assistência, ensino e pesquisa com enfoque em Psiquiatria Geriátrica e Neurociências.
PAULA CARDOSO
Graduação em Psicologia e Especialização em atendimento interdisciplinar na primeira infância.
Paula Cardoso é graduada em Psicologia (Universidade Paulista), com especialização em atendimento interdisciplinar na primeira infância (UNICAMP) e formação em Psicologia Fenomenológico-Existencial. Pós-graduanda em Psicologia em Saúde e Psicopatologia Fenomenológica (NUCAFE), atua como psicóloga na Fundação Síndrome de Down, apoiando inclusão e recolocação profissional de pessoas com deficiência intelectual, além de iniciativas de Moradia Independente. Seu trabalho combina cuidado psicológico e promoção da autonomia.
PEDRO BAIÃO
Produtor audiovisual e pioneiro em moradia independente no Rio.
Pedro Baião é produtor audiovisual e ator formado pelo Teatro Tablado, com experiência na TV Globo e teatro carioca. Pioneiro da moradia independente, morou no prédio da Uliving Rio de 2021 a 2024 e atualmente vive sozinho, aguardando a nova moradia JNG em 2025. Participa ativamente das reuniões e eventos do JNG, conciliando sua carreira artística com trabalho na recepção da academia Bodytech. Sua trajetória combina autonomia pessoal, engajamento social e dedicação às artes.
PEDRO LUCAS COSTA
Pessoa autista, doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
Pedro Lucas Costa é uma pessoa autista, doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor (Universidade Fernando Pessoa, Portugal, 2022) e especialista em Orientação Educacional, Psicopedagogia e Psicologia da Educação, com licenciatura em Pedagogia (IESB, 2016). Pesquisa autismo, educação e desenvolvimento, combinando a Teoria Histórico-Cultural e Estudos Críticos sobre o Autismo, além de possuir diversos cursos de extensão em inclusão escolar, tecnologia assistiva e acessibilidade.
PEDRO PETRUCIO
Autodefensor de Niterói/RJ.
Pedro Petrucio é Autodefensor de Niterói/RJ. MBA em Políticas Públicas para PcD Produtor Audiovisual Guia de Turismo Promotor de Evento Autodefensor da FBASD. Ator Expedicionário.
PRISCILLA MESQUITA DE ALMEIDA
Presidente da ONG INTEGRARTE e palestrante.
Priscila é Bacharel em Educação Física.
Professora de Pilates, Zumba, Dança e Movimento. Presidente da ONG INTEGRARTE Palestrante.
RAQUEL GONÇALVES
Autodefensora de São José/RS.
Raquel Gonçalves é Autodefensora de São José/RS e trabalha na Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – FEESC da Universidade Federal de Santa Catarina, como auxiliar administrativo na área financeira.
RENATA ANDRADE
Vice-presidente da FANEA e Diretora Técnica do Instituto Diversitas.
Renata Andrade é Vice-presidente da FANEA e Diretora Técnica do Instituto Diversitas. Inclusivista e especialista em Neurociência do Preconceito, Gestão Inclusiva e Tecnologia Assistiva. Há 30 anos atua como pesquisadora, professora e consultora em inclusão. Coordena o Centro de Pesquisa do Instituto Diversitas e o Observatório Brasileiro de Inclusão Laboral, promovendo práticas inclusivas e sustentáveis em empresas e instituições.
RENATO SOPHIA
Autodefensor da FBASD, atua na Vitória Down e palestrou na ONU e no Senado em 2025.
Renato Sophia Nunes Dias é Diretor de Relações Institucionais da Associação Vitória Down e Autodefensor Nacional da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Com ensino médio completo, atua há cinco anos como auxiliar de suporte administrativo na Empresa Brasil Center. Participa ativamente de iniciativas em prol da inclusão, como o grupo Expedição 21, a Companhia de Teatro T21 e a Rede Nacional de Autodefensoria do MEC. É brigadista eventual formado e palestrante engajado no combate ao capacitismo. Representou a FBASD em eventos de grande relevância, como a Sessão Especial no Senado Federal pelo Dia Internacional da Síndrome de Down (2024), a Conferência na ONU em Nova York (2025) e o World Creativity Day, em Vitória/ES, também em 2025.
ROSANE LOWENTHAL
Vice-diretora do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Rosane é professora adjunta no Departamento de Saúde Mental da mesma instituição e está envolvida em programas de pós-graduação em Ciências da Saúde. Com formação em Odontologia e especializações em Psiquiatria, Psicologia Médica e Educação em Saúde, ela tem um histórico robusto de contribuições para as áreas de saúde mental infantil, transtornos do espectro autista e educação inclusiva. Além de suas funções educacionais, ela atua como editora de revista acadêmica, consultora em inclusão e participou de grupos de trabalho sobre autismo. Seu papel em instituições como a Federação Brasileira de Síndrome de Down e conselhos de saúde destaca seu comprometimento com a pesquisa e políticas de saúde inclusivas.
SAMUEL DE CARVALHO SESTARO
Vice-presidente da FANEA e Diretora Técnica do Instituto Diversitas.
Samuel de Carvalho Sestaro é autodefensor de Santos/SP.
Formado em Design de Moda pela Universidade São Judas e com a formação técnica em Administração de Empresas pelo Senac em Santos, atua como palestrante, mestre de cerimônias, ator e modelo profissional.
SÔNIA M.R.SIMIONI
Dra. em Educação Especial, atua em inclusão e educação para pessoas com deficiência.
Sônia Simioni é doutora em Educação Especial (UFSCar), pós-doutora em Educação (USP/Ribeirão Preto), psicopedagoga e possui graduações em Pedagogia e Letras. Atua em políticas educacionais, flexibilização curricular e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual, incluindo síndrome de Down, da escolarização à adultidade e envelhecimento. Forma gestores, professores, familiares e equipes corporativas em inclusão, empoderamento e lei de cotas. É professora do Renafor na UFJ, Jataí/GO.
SONSOLES PERPIÑÁN GUERRAS
Psicóloga especialista em psicologia pedagógica e autismo infantil - Espanha.
Sonsoles é graduada em Psicologia. Especialista em deficiência, atenção precoce e inclusão educacional. Coordenadora da Rede Nacional de Cuidados Precoces de Down Espanha. Ex-diretora da Equipe de Orientação Educacional e Psicopedagógica de Atenção Precoce de Ávila. Professora Honorário Colaborador do Ministério da Educação da Junta de Castela e Leão de Espanha. Professora em cursos de especialização para profissionais em diferentes universidades e centros de formação em Espanha e na América Latina, em matérias de Educação Infantil, Intervenção Familiar, Atenção Precoce e Inclusão Educacional. Autora de quatro livros: “Cuidados precoces e família”; “Saúde emocional na infância”; “Tenho um aluno com síndrome de Down” e “Tenho um aluno com TEA” da editora Narcea. Coautora de diversas publicações da Federação Estadual de Associações de Profissionais de Early Care e Down Care da Espanha.
SUSAN PEREIRA RIBEIRO
Pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Susan Pereira Ribeiro possui graduação em Ciências Biológicas pela UNESP (2000-2005), especialização em Imunologia dos transplantes (2005-2006 – FUNDAP-Incor), doutorado (2006-2010) e pós-doutorado (2010-2012) em Ciências pelo Programa de Alergia e Imunopatologia da FMUSP. Experiente na área de imunologia, com ênfase em concepção, produção e teste de imunógenos em modelos animais atuando principalmente em testes in vivo, ex vivo e in vitro, com cultura de células e avaliação de respostas imune antígeno-específicas. No início de sua vida acadêmica atuou com isolamento, purificação e síntese de compostos orgânicos, provenientes de insetos e artrópodes, com propriedades biológicas relevantes; também atuou durante sua especialização em análise proteômica bidimensional e expressão diferencial de proteínas no coração durante a fase aguda da infecção por T. cruzi.
TIAGO SILVA DA SILVA
Professor do ICT (Instituto de Ciência e Tecnologia) da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Tiago Silva Da Silva é Bacharel em Análise de Sistemas pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas), Mestre em Ciências da Computação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e Doutor em Ciências da Computação também pela PUCRS, tendo realizado o Doutorado-Sanduíche no ASE (Agile Surface Engineering) Lab na UofC (University of Calgary) no Canadá. Realizou Pós-Doutorado no ICMC/USP (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação / Universidade de São Paulo). Foi Professor do curso de Sistemas de Informação da EACH/USP (Escola de Artes Ciência e Humanidades / Universidade de São Paulo. Foi pesquisador/professor visitante na University of Calgary de maio de 2018 à Junho de 2019.
TAYANNE GALENO
Coordenadora de Relações Governamentais no Instituto Alana.
Tayanne Galeno é coordenadora de Relações Governamentais no Instituto Alana, Especialista em Direito Constitucional pelo IDP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeuB, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília
ZAN MUSTACCHI
Médico geneticista e pediatra, considerado um dos maiores especialistas em síndrome de Down no Brasil. Atua em genética médica, síndrome de Down, aprendizagem e biologia.
Zan Mustacchi é médico Geneticista, Pediatra, Coordenador Responsável do Curso de Especialização/Capacitação em síndrome de Down (Trissomia 21) Pós-Graduação Lato-Sensu (CEPEC-SP – Centro Universitário Saúde ABC FMABC); Primeiro latino-americano a receber o Prêmio Científico do Dia Internacional da síndrome de Down – 21 de março de 2013 no World Down Syndrome Congress, Agosto/2015. Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência Personalidade do ano de 2017 pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo.