Ser protagonista de sua própria vida
é direito da pessoa com deficiência intelectual.

A condição adulta da pessoa com síndrome de Down e demais deficiências intelectuais é o tema do 5° FÓRUM INTERNACIONAL SÍNDROME DE DOWN que tem como referência obras do psicólogo italiano Carlo Lepri, especialmente seu último livro, “Tornar-se adulto”, recém-lançado no Brasil. Lepri formula teses e desenvolve metodologias para a superação da interdição social à pessoa com deficiência intelectual de adentrar à vida adulta. Ressalta o autor que há uma disfuncionalidade cultural, ainda presente na sociedade, que associa a deficiência à infantilização, impedindo o desenvolvimento completo e complexo da sua condição adulta.

TOTALMENTE ONLINE

Com tradução simultânea

O Fórum será totalmente online e transmitido pela plataforma Livestream. As mesas terão tradução simultânea, legendas (closed caption) e libras. As inscrições poderão ser feitas na plataforma de pagamento Sympla clicando abaixo ou fotografando com seu celular o QRCode:

FAÇA sua inscrição

Patrocínio:

PARTICIPANTES

Carlo Lepri
Psicólogo e consultor – Itália

Beatriz Garvia
Psicóloga Clínica Fundação Catalana – Espanha

Pep Ruf
Diretor da Fundação Catalã Síndrome de Down (Espanha) – Espanha

Izabel Maior
Ativista do movimento social das pessoas com deficiência

Maria Teresa Egler Mantoan
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP/SP

VER TODOS PARTICIPANTES

PROGRAMAÇÃO

DIA 17 de novembro de 2022

Abertura

9h às 9h15
Marcos Tofoli – Professor e Presidente da FSDown
Cléo Bohn – Presidente da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down

Paula Lemos Reale – Responsável Técnica de Convênios  DGDO/SMS
Vandecleya Elvira do Carmo Silva Moro – Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Campinas – à confirmar

CONFERÊNCIA MAGNA

Tornar-se Adulto: a condição adulta da pessoa com deficiência intelectual

das 9h20 às 10h

Coordenadora: Lenir Santos – Advogada, doutora em saúde pública e Vice-presidente da FSDown

Carlo Lepri – psicólogo, pioneiro na área da integração profissional das pessoas com deficiência intelectual, é docente do Departamento de Ciências da Formação da Universidade Gênova. Há 30 anos se dedica, na Itália e em outros países, às atividades de formação e consultoria sobre o tema da inclusão social das pessoas com deficiência intelectual.

Lançamento do livro “Tornar-se Adulto: a condição adulta da pessoa com deficiência intelectual”

FAÇA sua inscrição

MESAS TEMÁTICAS

17.11

MESA 1horário 10h20 às 12h

SEXUALIDADE E VIDA AFETIVA

Coordenadora: Amanda Bueno – Coordenadora Técnica do Espaço Pipa
Beatriz Garvia – Psicóloga da Fundação Catalana Síndrome de Down (Espanha)
Fernanda Guilardi Sodelli – Psicóloga, coordenadora do Projeto Pipa (Unesco) e CESD Campinas

Debates


MESA 2horário 14h às 15h20

O TRABALHO 

Coordenadora:  Ana Lívia Mota Picciulio – Psicóloga da FSDown
Carlo Lepri – Psicólogo e consultor (Itália)
Fernando Heiderich – Presidente do Instituto MetaSocial – IMS
Paula Cardoso – Psicóloga do Serviço de Formação e Inclusão no Mercado de Trabalho da FSDown
Paloma Aparecida PedrosoAdministrativo Bosch

Andrea dos Santos Cordeiro de Mello – Administrativo Unisal

Debates 


MESA 3horário 15h30 às 17h

MORADIA INDEPENDENTE

Coordenadora: Annelise S. Denzin – Psicóloga e Coordenadora Adjunta da FSDown
Pep Ruf – Diretor técnico da área de apoio à pessoa e à comunidade da Fundação Catalã Síndrome de Down (Espanha)
Clara Hervàs – Membro da Assembléia de Direitos Humanos Monsterrat Trueta (Espanha)
Flávia Poppe – Diretora do Instituto JNG
Pedro Baião – Ator
Daniel Nascimento – Pedagogo e professor universitário

Debates

18.11

MESA 4horário: 9h às 10h20

ENVELHECIMENTO: cuidados preventivos

Coordenadora: Ana Cláudia Brandão – Médica e mãe do Pedro (adulto com SD)
Dr Marcelo Altona – Médico do Hospital Israelita Albert Einstein
Maria Carmona Iragui – Neurologista na Unidade Alzheimer-Down no Down Medical Center (Espanha

Debates 


MESA 5horário 10h30 às 12h15

PROCESSOS EDUCACIONAIS E VIDA ADULTA

Coordenadora: Marta Avancini – Jornalista e Vice-presidente da FSDown
Maria Teresa Egler Mantoan – Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP/SP
Irma Iglesias – Presidente da Federação Iberoamericana Síndrome de Down

Debates 


MESA 6horário: 15.30  às 16h30

QUALIDADE DE VIDA

Coordenador: Crispim A. Campos – Professor Associado no Departamento de Medicina​ ​da UFSCar
Agustin Matia Amor – Diretor Geral da Down Espanha – Federação Espanhola de Síndrome de Down (Espanha)
Izabel Maior – Ativista do movimento social das pessoas com deficiência

Debates


MESA 7horário: 16h30 às 17h15

NOSSAS VIDAS

Coordenadora: Samira Germano – Psicopedagoga e Coordenadora Pedagógica da F​SDown​
Jessica Mendes Figueiredo – Fotógrafa na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Helga Almeida – Massoterapeuta
Giovana Mammana – massoterapeuta frequenta os programas da FSDown

Claudio Aleoni Arruda – Cavaleiro e palestrante

Debates

 

FAÇA sua inscrição

TODOS OS PARTICIPANTES

Carlo Lepri

Fundou em Génova, Itália,  com Enrico Montobbio, o “Centro de Estudos para a Integração Laboral de Pessoas com Deficiência” onde exerceu a sua atividade durante mais de trinta anos. Professor contratado no Departamento de Educação da Universidade de Génova. Dedica-se na Itália e no exterior a atividades de treinamento e consultoria sobre questões trabalhistas e inclusão social de pessoas com deficiência. Autor de estudos e publicações nesta área, lançou recentemente o livro “Tornar-se Adulto”. É membro da Comissão Técnica Científica do Observatório Nacional sobre a condição das pessoas com deficiência.

Beatriz Garvia

Psicóloga especialista em Psicologia Clínica pelo Ministério da Educação e Psicoterapia pela EFPA (Federação Europeia de Associações de Psicólogos). A sua formação e os seus interesses profissionais foram e são direcionados para a detecção e tratamento de problemas de saúde mental de pessoas com Deficiência Intelectual (DI) e, sobretudo, com síndrome de Down, com quem começou a trabalhar em 1978.
Publicou os livros: “Síndrome de Down, relacionamentos afetivos e sexualidade” (FCSD, 2011); “Síndrome de Down: Neurobiologia, neuropsicologia e saúde mental. Bases para intervenção na aprendizagem, comportamento e bem-estar mental” com o Dr. Jesús Flórez e Roser Fernández-Olaria. (Fundação Iberoamericana Down 21 e CEPE, 2015); “Psicoterapia e farmacoterapia na deficiência intelectual”, juntamente com o Dr. Jesús Flórez (Editado por Fundación Iberoamericana Down 21 e CEPE, 2018) e “Como favorecer a autonomia do meu filho com síndrome de Down”(editado pela Fundação Ibero-Americana Down 21, 2018).

Irma Iglesias Zuazola

Presidente FIADOWN. Formada em Educação Inclusiva pela Universidade Chile e  em Neurociências para a Educação pela Universidade Santiago do Chile. Ex-comissária presidencial para a deficiência.

Flavia Poppe

Economista. É especialista em desenvolvimento social com mais de 30 anos de experiência na área de planejamento e gestão de saúde, fundou e é atual diretora do Instituto JNG – moradias para a vida independente.

Maria Teresa Egler Mantoan

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UNICAMP/SP. Professora do programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP/SP. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED/ Faculdade de Educação da UNICAMP/SP. Oficial da Ordem Nacional da Educação, comenda recebida em reconhecimento por seus serviços na educação brasileira.

Claudio Aleoni Arruda

Cavaleiro, palestrante, ativista da inclusão social, influenciador digital e empreendedor. Primeiro aluno com síndrome de Down, na Escola de Equitação da Sociedade Hípica Paulista a sagrar-se vice-campeão Paulista e Regional Metropolitano pela Federação Paulista de Hipismo. É co-autor do livro “Mude seu falar que mudo meu ouvir”, onde participou do lançamento da versão em inglês na ONU em Nova York. Após 15 anos trabalhando como colaborador de empresas, decidiu empreender. Palestrante, abriu sua MEI consolidando sua marca Clahipismo.

Jéssica Mendes de Figueiredo

Tem curso superior tecnológico de  Fotografia. Trabalha na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência. É coordenadora do Grupo Nacional de Autodefensoria da FBASD, integrante do Observatório da Juventude do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência.

Dr. Marcelo Altona

Médico Clínico Geral e Geriatra do Hospital Israelita Albert Einstein, Assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Responsável pelo Programa de Envelhecimento do Projeto Serendipidade, ONG que atua com inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Médico Voluntário na APOIE, associação que desde 1979 promove um espaço de trabalho para que a pessoa com deficiência intelectual desenvolva o seu potencial. Coordenador do Grupo Médico Assistencial para a Pessoa com Deficiência Intelectual do Hospital Israelita Albert Einstein.

Agustin Matía Amor

Diretor Geral da DOWN ESPAÑA-Federação Espanhola de Síndrome de Down (de outubro de 2007 até o presente) e trabalhou anteriormente no setor de deficiência como Gerente da DOWN CASTILLA Y LEÓN por 7 anos e como consultor da empresa INTER-SOCIAL S.L. por outros 6. Suas principais responsabilidades são a gestão e direção estratégica da DOWN ESPAÑA e a promoção de novos Projetos para a Federação e para todos os seus entes federados (www.sindromedown.net). Ele trabalhou por 5 anos como membro do Conselho Estadual de ONGs de Ação Social e atualmente representa DOWN ESPAÑA no Conselho Nacional da Deficiência, no Comitê Espanhol de Representantes de Pessoas com Deficiência (CERMI) nas áreas de Cooperação e Convergência Acessibilidade Associativa, Cognitiva e Envelhecimento Ativo, sendo também presidente da Comissão de Cuidados Precoces e Desenvolvimento Infantil do CERMI. Também participa do Comitê Consultivo Médico e do Comitê de Ética da DOWN ESPAÑA, e colabora na equipe de suporte técnico da FIADOWN (Federação Ibero-Americana de Síndrome de Down).

Ana Claudia Brandão

Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com residência médica em Pediatria e especialização em Alergia e Imunologia Pediátricas pelo Instituto da Criança da FMUSP. É pediatra do Centro de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein, e do Baobá Centro de Desenvolvimento e Comportamento Infantil, com atuação voltada para crianças e adolescentes com síndrome de Down. É membro da Down Syndrome Medical Interest Group (DSMIG- USA) e da T21 Research Society, e Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Criança e do Adolescente com Deficiência da Sociedade de Pediatria de Sao Paulo. Também faz parte do Comitê Técnico-científico da Federação Brasileira das Associações de síndrome de Down. Mãe de Pedro, 27 anos e com síndrome de Down, Georgia, 26 anos, e Rafael, 18 anos.

Giovana Mammana

massoterapeuta, frequenta os programas da FSDown

Amanda Bueno

Psicóloga pela UNIMEP. Coordenadora Técnica do Espaço Pipa e pós graduanda em neuropsicologia pelo Hospital Albert Einsten – Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

Lenir Santos

Advogada, doutora em saúde coletiva e professora colaboradora da Unicamp, Vice-presidente da Fundação Síndrome de Down e membro da Federação Iberoamericana de Síndrome de Down.

Marta Avancini

Jornalista de educação, mestre em história pela Unicamp e vice-presidente da FSDown.

Clara Hervàs

Membro da Assembléia de Direitos Humanos Monsterrat Trueta. Secretária da revista digital EXIT21. Membro suplente do Conselho de Administração do Instituto de Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Barcelona.

Pep Ruf

Diretor técnico da área de apoio à pessoa e à comunidade da Fundação Catalã Síndrome de Down. Coordenador da Rede Nacional de Vida Independente de DOWN ESPAÑA. Especialista em vida independente FIADOWN. Professor de educação social na Universidade de Barcelona e na Universidade Aberta da Catalunha.

Izabel Maior

Ativista do movimento social das pessoas com deficiência,  integrante da Rede-In, professora aposentada da Faculdade de Medicina da UFRJ e ex-secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  2002 a 2010.

Crispim A. Campos

Graduado em Psicologia PUC Campinas. Mestre em Educação UNICAMP. Doutorado em Psicologia Social PUC SP. Pós Doutorado: Sociologia University of Leeds-Inglaterra e Políticas Sociais UnB-Universidade de Brasília. Professor Associado no Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Marcos Tofoli

Professor, doutor em Currículo e Formação de professores da área de Ciências da Natureza. Representante do grupo gestor da Fundação Síndrome de Down e representante da regional sudeste da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

Daniel Nascimento

Pedagogo, mestre e doutorando em educação, todos os títulos pela Unicamp. Estuda e trabalha com a garantia de direitos de pessoas em situação de deficiência desde 2012. Atua como professor universitário e como supervisor clínico-institucional em estabelecimentos do SUS e SUAS. Membro do Comitê de Educação da Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down.

Samira Germano

Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Psicopedagoga pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, realizou pós graduação em Educação Especial e Inclusiva pela UNINTER / Campinas-SP, Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela UNICESUMAR e Psicologia Clínica: uma abordagem Psicanalítica pela UNISAL. Foi coordenadora do serviço de Atenção Terapêutica da Fundação Síndrome de Down. Atualmente, é coordenadora pedagógica na Fundação Síndrome de Down e atende em consultório particular.

Cléo Bohn

Presidente da federação brasileira das associações de síndrome de down. Conselheira distrital pelos direitos das pcd. Membro consultivo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo – OAB/DF.

Paula Cardoso Tedeschi

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista, Especialização em atendimento interdisciplinar na primeira infância – UNICAMP e Formação em Psicologia Fenomenológico-Existencial pelo Existere; curso de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down (UNASUS). Já atuou como psicóloga social e coordenação de projetos em programas de moradia (Indago) e recolocação de trabalhadores desempregados (CPAT). Atualmente, atua com inclusão e recolocação profissional de pessoas com deficiência intelectual na Fundação Síndrome de Down.  Tem interesse em diversidade e inclusão de pessoas com deficiência em diversos âmbitos/contextos.

Helga Almeida

Massoterapeuta pelo Senac Minas. Frequenta as atividades do Instituto Mano Down.

Annelise S. Denzin

Formada em Psicologia pela UNESP FCL, de Assis – SP, pós graduada em Planejamento e Administração de Serviços de Saúde pela FCM Unicamp. Com experiência em saúde mental, gestão participativa e formação de colegiados gestores. Esteve à frente do Projeto Território de Todos, da FSDown,  em 2021 e atualmente coordena a Fundação Síndrome de Down. Musicista amadora, participante da Banda Sinfônica da Unicamp.

Pedro Baião

Ator. Já atuou em peças teatrais e participou da novela “O tempo não para” da Rede Globo. Faz graduação em Produção em Audiovisual na Universidade Estácio de Sá. A família sempre o apoiou em suas decisões.

Fernando Vasconcelos Heiderich

Médico-Veterinário e produtor rural, atuou por alguns anos na clínica a campo e depois passou por várias posições de maiores responsabilidades em diferentes áreas na indústria. Presidente do Instituto MetaSocial – IMS, está atuando na instituto desde a sua criação há mais de 26 anos.

Andrea dos Santos Cordeiro de Mello

Estágios profissionais em diversas empresas (Colégio Rio Branco, Café e Arte, etc); atuação profissional na área administrativa em algumas empresas (Asga, Valni Transportes). Atualmente atua na área administrativa há 10 anos (Unisal).

Paloma Aparecida Pedroso

Formação profissional de auxiliar administrativo pelo SENAI, Informática e comunicação pela Ceprocamp e Formare na EATON; fez estágios profissionais (Colégio Cera) e atuou em farmácia (Drogasil). Atualmente atua na área de RH desde 2017 (Bosch).

 

Ana Lívia Mota Pacciulio

Psicóloga formada pela Universidade de São Paulo. Especialista em Saúde Mental pelo programa de Residência multiprofissional da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência em diferentes equipamentos de saúde do SUS, nos níveis primário, secundário e terciário. Atualmente, trabalha na Fundação Síndrome de Down realizando atendimento a pessoas adultas com deficiência intelectual e suas famílias e assessoria para inclusão no mercado de trabalho. Realiza atendimento de psicoterapia em clínica de orientação psicanalítica de crianças, adolescentes e adultos.

 

 

Fernanda Guilardi Sodelli

Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, (2012) com linha de pesquisa em Deficiência Intelectual. Dissertação de Mestrado: Vulnerabilidade e Deficiência Intelectual: História contada pelos jovens. Supervisora – Programa Juventude – Corporalidade e Ir e Vir – CESD – Centro Síndrome de Down Campinas – desde 2020. Coordenadora do Projeto Pipa (Unesco).